quinta-feira, 10 de setembro de 2015

A AMBEV relançou a Cerveja Adriática




  

A Ambev acaba de lançar seu mais novo rótulo ‘super premium’: a cerveja Adriática. Ela é puro malte e faz uma homenagem a antiga cervejaria que deu origem a cerveja Original. O MHM (Manual do Homem Moderno) foi convidado para conhecer com exclusividade o lançamento, que aconteceu no Boteco Original, na cidade de Ponta Grossa, Paraná. A cerveja foi feita na fábrica recém inaugurada e pegou emprestado a receita da cerveja que era produzida na cidade no início do século 20 e que circulou até 1945.

A cerveja Adriática tem 4,9% de teor alcoólico e entre 10 e 12 IBU’s (unidades de amargor). Tem uma coloração dourada brilhante, puxando para uma tonalidade mais acobreada. Tem uma espuma com ótima formação e persistência. No aroma, um dulçor do extrato de malte presente, somado com um herbal. No paladar. o amargor é equilibrado e leve, mas não remanescente.

Na minha avaliação, uma cerveja com muito mais identidade e corpo que uma Original, mas que não conta com tanto amargor quanto uma Serramalte. A cerveja Adriática chega em Curitiba, Ponta Grossa, Rio de Janeiro, Ribeirão Preto e São Paulo . O preço sugerido é de R$ 9.


A história da cervejaria Adriática, que deu origem a cerveja Original

A história da cerveja Original começou em 1906, quando um jovem chegado da Alemanha, Henrique Thielen, fundou a Cervejaria Adriática, em Ponta Grossa, onde hoje está instalado o ‘Shopping Antartica’.

Utilizando equipamentos trazidos de seu país natal, Henrique produziu seus primeiros rótulos: Operária, Primor, Brilhante e Cachorrinha. Posteriormente, a cerveja Adriática entrou em circulação.

Em 1928, a cervejaria passou a produzir a cerveja Original tipo Pilsen. No seu rótulo constava “Para amantes de cerveja fortemente dosada com lúpulo, e que ganhou distribuição para o Rio e São Paulo.

Em 1945, a família Thielen vendeu a Cervejaria Adriatica para a Cia. Antarctica Paulista. Foi aí que ela ganhou o nome que tem até hoje: Antarctica Original. O rótulo ainda mantém alguns elementos originais – como o fundo amarelo, a tipologia e o losango azul com a inscrição “pilsen”. Hoje a Original faz parte do portfólio da Ambev.

Nenhum comentário:

Postar um comentário